icon
Minha Sacola
Sacola Vazia

Réplica Museu Egípcio - Escaravelho Amenhotep III

10
0 Opiniões

Não disponível

Enviar
Avise-me quando estiver disponível
Descrição Geral

Descrição do Produto: confeccionadas artesanalmente pelo mesmo artista que faz as réplicas egípcias para o Museu Egípcio da Rosa Cruz em Curitiba. Original encontra-se no Museu Britânico.

Dimensão: 3cm (altura), 6cm (largura), 8,5cm (comprimento) / Peso: 152g

Informações Adicionais: Este inseto era símbolo do renascimento e renovação e também associado ao Deus Sol. Durante o reinado de Amenhotep III, costumava-se reproduzi-lo em série e em faiança mencionando caçadas do rei, bem como seu casamento com a rainha Tiyi.

A inscrição original lista os títulos do rei e da rainha e diz: "O número de leões que sua majestade matou com suas próprias flechas do ano 1 ao ano 10, foram 102 leões selvagens."

O escaravelho simboliza o ciclo solar, a ressurreição e a sabedoria divina e é conhecido como Khepri, o Deus do Sol Nascente. É representado carregando o Sol entre suas patas, tal como o inseto faz com seus excrementos, regressando das sombras e renascendo a partir de sua própria decomposição. Era usado pelos antigos egípcios como amuleto de sorte ou talismã, que ocultava em si o eterno retorno à vida. 

O ato de transportar seus excrementos é simbolizado como demonstração de força e concentração, sendo a bola o Ovo do Mundo, por conta do gerar a si mesmo (os filhotes do escaravelho se desenvolvem nessas bolas de excremento). A eles era creditada a função de proteger o coração dos mortos durante o julgamento de Osíris, para que não testemunhassem contra si mesmos.

Ficha técnica
Código10
CategoriaImagens Diversas
Marca0064drdvllrts
Comentários

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Produtos visitados